Taekwondo: Resultados dos atletas de Almeirim e o caso insólito de Filipa que ficou de fora

Naquela que é a prova de maior prestígio entre taekwondistas portugueses, os atletas da Associação 20 km de Almeirim não tiveram um começo nada fácil, com o sorteio a ditar que a primeira adversária da Filipa Bastos fosse a campeã nacional em título 2015 e sua irmã Patrícia Bastos, que atualmente se encontra a representar as cores do Sporting Braga.

Em conjunto com o treinador, Filipa Bastos acabou por decidir ceder a vitória para a Patrícia. É de referir que este sorteio foi alterado devido a um lapso da organização vindo desta forma atrapalhar as contas da equipa almeirinense.

Recorde-se que inicialmente o sorteio tinha colocado as duas de lados opostos nas eliminatórias, o que faria com que apenas se pudessem encontrar caso ambas chegassem à final. Mas ao alteraram o sorteio devido ao ranking não estar correto no que refere aos cabeças de série, o novo sorteio ditou que as duas se encontrassem no primeiro combate. Assim, e por “protesto”, Filipa não competiu.

Paulo Ferreira (-63 kg), ainda sub-21 e numa categoria de enorme competitividade, alcançou o Bronze pelo terceiro ano consecutivo, cedendo apenas na meia final frente ao forte atleta João Pinguinha do SC Carcavelos.

O grande destaque dos 20 km de Almeirim vai para Miguel Brardo (-80 kg), que apesar de ter um sorteio pouco difícil, foi ultrapassando os seus adversários com um Taekwondo bastante consistente, conseguindo atingir as meias finais onde apenas foi derrotado pelo Campeão nacional e 38°do ranking mundial Jean-Michel Fernandes por escassos 6-2.

“Grande entrega por parte dos nossos atletas, demonstraram mais uma vez que estão a crescer de dia para dia, aproximando se a passos largos dos objectivos estabelecidos”, disse Jaime Rosário a O Almeirinense.

É de referir que estiveram ainda presentes mais dois atletas de Almeirim na prova, Patrícia Bastos do Sporting Braga (-49kg) alcançou o Bronze e igual resultado obteve Joaquim Gomes do ETAM-DO (-68kg).

.