Secretário de Estado inaugura obras no concelho e elogia modelo de gestão (c/vídeo)

 

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins inaugurou, no dia 6 de fevereiro, as novas estações de tratamento de água e os novos reservatórios de Almeirim e Benfica do Ribatejo. As obras, que  incluíram instalações em Salvaterra de Magos e Coruche, custaram mais de cinco milhões de euros e visam melhorar a qualidade e a segurança do abastecimento a mais de 50 mil consumidores.

A jornada de inaugurações iniciou-se na Central de Águas de Almeirim, junto à Praça de Touros seguindo-se a inauguração na nova ETA e Reservatório de Benfica do Ribatejo.

O Secretário de Estado do Ambiente para além de sublinhar a importância das obras agora inauguradas, também destacou o modelo de gestão das Águas do Ribatejo: “Acreditamos no projeto das Águas do Ribatejo e na sua boa gestão regional e supramunicipal. Este é um belo projecto que pode ser replicado noutros municípios”.

No território do Município de Almeirim, foram investidos, desde 2009,  5 ME em sete captações (três delas foram requalificadas), oito reservatórios (quatro novos e quatro requalificações), três estações elevatórias (uma foi requalificada e duas novas), duas ETA, 17 Km de sistema adutor e foram ainda substituídos 12 km de rede de abastecimento e feita uma ampliação de rede de 0,5 km.

As empreitadas, com um custo total de 5 ME, foram financiadas pelo Programa Operacional de Valorização Temática POVT e por capitais próprios da Águas do Ribatejo.

.