Design: um fator de competitividade

Nesta coluna de opinião que hoje começo vou falar de design. Para além de ser a minha área de formação é uma coisa na qual penso bastante. Nestas linhas interessa-me falar da forma como o design acontece em Almeirim e por isso, ao longo deste ano, vou falar de casos concretos, empresas que usam o design como um meio de diferenciação, como uma forma de acrescentar valor ao seu espaço, aos seus produtos e aos seus serviços. Também vou falar de designers, porque em Almeirim há um número considerável de pessoas que nos últimos 20 anos ajudaram a criar muitas das imagens que vemos na cidade. Não conseguirei certamente falar de todos. Esta coluna será sempre um espaço de opinião pessoal, de um designer, mas também de um simples almeirinense que se deixa tocar por coisas que vai vendo nesta bonita cidade.
Recordo-me que há uns anos atrás a palavra design servia para vender carros com aspeto futurista e outros objetos de vanguarda. Talvez os tipos do marketing tenham passado a mensagem errada, e creio que tiveram algum sucesso. O design que vos quero falar é o design de comunicação, ou design gráfico se preferirem. Este tipo de design pretende sempre criar uma resposta criativa para um problema de comunicação. Todas as empresas, instituições e associações precisam comunicar algo com as pessoas que as rodeiam. Pode ser através de um grande outdoor na Praça de Touros ou simplesmente uma etiqueta na campainha de uma porta. Mas existe uma necessidade de comunicar, de transmitir informações de contacto, de identificar património (casas ou carros). Esta necessidade básica cria oportunidades de comunicação que podem ser de cariz mais identificativo (logótipo), mas que também podem ser de cariz mais publicitário.
Em todo o mundo, muitas empresas reconhecem hoje que o design, e a forma de pensar do design, são essenciais para fazer um caminho de inovação e diferenciação. Almeirim não é exceção. Existem muitos bons exemplos de gente que se preocupa com a primeira impressão e essa, como sabemos, é a mais importante.

Tiago Marques
Empresário e Designer

.