Colégio Conde de Sobral inaugurado (c/fotos e vídeo)

 

Esta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, foi inaugurado o Colégio Conde de Sobral nas instalações do Hospital Dr. João César Henriques, conhecido também como Antigo Hospital de Almeirim.

Na inauguração marcaram presença do Dom Manuel Pelino Domingues (Bispo de Santarém), Pedro Santana Lopes (Provedor Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), Pedro Ribeiro (Presidente da Câmara Municipal de Almeirim), Tiago Leite (Diretor Segurança Social de Santarém), entre outros convidados.

O projeto apoiado consistiu na conversão do antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim em creche e jardim-de-infância, com capacidade para 249 utentes. O projeto destina-se a receber bebés (99) e crianças (150).

O Colégio Conde de Sobral, é uma instituição com largos anos, concretamente 26, onde são acolhidas 180 crianças, sendo 40 em creche e 140 em jardim de infância. Conjugando várias mais valias, toda a infância é agora transferida para um único edifício, facto que permite economias de escala e maior operacionalidade.

Este “novo” edifício já foi hospital, maternidade e Centro de Saúde, nele nasceram muitos almeirinenses  fazendo parte da história da cidade e das famílias. Com apoio de fundos comunitários e do Fundo Rainha D. Leonor (da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da União das Misericórdias) foi possível concretizar a sua transformação em infantário. Foram reabilitados o primeiro todo o antigo hospital faltando, contudo, ainda intervir em parte do complexo onde funcionará o primeiro ciclo e no recreio. A obra, até ao presente custou cerca de um milhão de euros tendo as comparticipações sido de 486.112,56 euros de fundos europeus e 221.083,83 do fundo Rainha D. Leonor

 

[flagallery gid=101]

Fotos de Valter Gouveia

 

 

.