Rancho Folclórico de Almeirim comemora 60 anos de existência

O Rancho Folclórico de Almeirim comemora esta quarta-feira 60 anos de existencia, foi fundado em 24 de Fevereiro de 1956, fruto do entusiasmo regionalista que então surgiu com a Feira do Ribatejo de Santarém.

Reuniram-se boas vontades que tudo fizeram para que o Rancho Folclórico fosse uma realidade, e foi. Estreou-se em 27 de Maio do mesmo ano, na Praça de Touros de Almeirim. Trajes tradicionais, folclore recolhido do cancioneiro popular do concelho de Almeirim e uma juventude encantada por poder contribuir para o desenvolvimento cultural de Almeirim.

A partir de então foi Portugal de Norte a Sul que o tem visto dançar. O estrangeiro passou a solicitar a sua presença em destacados festivais internacionais e vários certames culturais em que a música e a dança tinham lugar destacado: Espanha, França, Bélgica, Holanda, Itália, Marrocos, Angola, S. Tomé e Príncipe, Suíça, Hungria, Canadá, Dinamarca, Checoslováquia e Território Português de Macau.

Conta com várias gravações discográficas em LP, CD e Cassete, participações em programas na RTP, RTP Internacional, SIC, TVI e TV Galiza, e em filmes para o estrangeiro e ainda participação dos fandanguistas e um acordeonista no Canadá e Checoslováquia.

.