Migrações

Artigo dedicado a todos os que tiveram necessidade de organizar as suas vidas, longe de familiares, amigos e da sua terra natal.
As correntes migratórias recentes conjeturam o aparecimento de um novo ordenamento demográfico, sem que se possa prever a sua amplitude, na medida em que existem novos destinos cuja atratividade tem vindo a aumentar. Em face dos condicionalismos económicos, sociais e políticos, as populações, fruto da maior facilidade e agilidade nas deslocações, bem como, as facilitadas formas de comunicação, conduzem a este fenómeno, cada vez mais percecionado, podendo provocar, nas sociedades de acolhimento, tensões, conflitos, rejeições e xenofobia.
As movimentações migratórias não devem ser objeto de resposta às condições de exceção que resultam das pressões de crescimento das populações e dos mecanismos impessoais de push-pull dos mercados internacionais. Todas estas movimentações vão para além das necessidades meramente económicas, devendo ser observadas questões de ordem política (Refugiados, expulsos e perseguidos), culturais, religiosas, das gerações, de género e étnico-raciais.
As migrações aparecem como alternativa adotada por grande número de pessoas, quer inseridas em movimento de massas, grupos, famílias e até em percursos individuais; quer por processos de migração contratada ou voluntária, envolvendo diferentes extratos sociais, grupos e gerações; agentes inspirados por estratégias e motivações diferentes, incluindo as culturais e existenciais. A busca da realização de sonhos e de novas perspetivas e a fuga às pressões quotidianas, constituem diferentes motivações para estes surtos migratórios.
A vida nesta sociedade global passa pela adoção de procedimentos que concorram para a harmonização entre o que fazer e o que deveria ser feito, com vista ao bem-estar de cada um e de quem o acompanhe. Por necessidade ou qualquer outro motivo, a saudade é um sentimento difícil de digerir para quem vive distante da terra que o viu nascer. Bem hajam todos migrantes.

António Ferreira D’Oliveira
Empresário

.