Autarquia inicia projeto de acompanhamento dos alunos com obesidade

A Câmara Municipal de Almeirim está preocupada com as questões das refeições escolares e com a alimentação em termos gerais e  tem desenvolvido um conjunto de atividades junto dos alunos dos agrupamentos do concelho de Almeirim.

No âmbito desta aposta foram realizadas duas atividades nos Jardins de Infância de Marianos e Raposa que visaram conhecer diversas frutas através de fotografias das mesmas e das árvores ou plantas de onde estas provêm. No final da atividade foram preparadas espetadas de fruta para os alunos degustarem no final de almoço.

Ao longo da atividade foram estimulados os sentidos pela observação das cores exteriores e interiores dos frutos, os seus diferentes tipos de casca e caroços, e pela degustação e apreciação da textura e dos novos sabores,  sendo incentivada a prova de novos alimentos. Os alunos mostraram-se muito participativos e colaborantes durante toda a atividade e gostaram muito da sobremesa preparada nesse dia.

A autarquia está a iniciar um projeto de acompanhamento dos alunos em excesso de peso ou obesidade do 4°ano com consultas de Nutrição. O objetivo é realizar a consulta com os encarregados de educação promovendo uma alimentação saudável e a atividade física.

O projeto iniciou-se na EB Charcos e na EB canto do jardim.

Duas turmas do Centro Escolar das Fazendas de Almeirim aderiram ao projeto “Comer Bem dá Saúde” da Liga Portuguesa Contra o Cancro que envolve promover durante cinco semanas um alimento ou grupo de alimentos. Os alunos receberam um cartão com cinco espaços para preencher.

Desse modo tem vindo a ser realizada uma apresentação sobre esse alimento antes de almoço e é incentivado o seu consumo. Depois é acompanhada a hora de almoço e preenchido o cartão.

No final todos os alunos que preencham corretamente todos os espaços vão receber um diploma de Herói Saudável.

.