Secretário de Estado da Indústria inaugura Startup Santarém

É já no próximo sábado, dia 19 de março, pelas 10h00, que a o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, inaugura o CIES – Startup Santarém, centro de inovação empresarial que resulta de uma parceria entre a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e a Câmara Municipal de Santarém.

O espaço é resultado da aprovação de uma candidatura submetida pela Câmara Municipal de Santarém ao Inalentejo, que consistiu na empreitada de reabilitação de um dos principais edifícios da antiga Escola Prática de Cavalaria, que transformou o mesmo num espaço dedicado à capacitação e instalação de novas empresas em fase de implementação no mercado (startups).

Atendendo à importância do projeto para a economia do Ribatejo, a NERSANT é parceira deste projeto desde o início, tendo assinado em setembro de 2013 com o Município de Santarém um protocolo de colaboração que lhe confere a gestão do espaço, bem como a cobertura financeira da componente de auto-financiamento desta candidatura bem como das despesas consideradas não elegíveis por este programa. A NERSANT é assim a responsável pela coordenação, administração e manutenção da Startup Santarém, tendo aqui centralizado os seus serviços de apoio ao empreendedorismo, bem como o seu pólo de Santarém, que funcionava anteriormente na zona industrial.

O CIES – Startup Santarém será um espaço de referência a nível distrital, complementando uma lacuna que existia no ecossistema empreendedor da região e tem disponíveis um conjunto de valências entre as quais espaços de co-working para recém-empresários e potenciais empreendedores, espaços de formação e capacitação, espaços de instalação e incubação de novas empresas e espaços de instalação de empresas de natureza inovadora que possam contribuir para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região.

A inauguração oficial deste espaço acontece no próximo sábado, dia 19 de março, pelas 10h00, com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

.