Alunas lançam projeto solidário

A Escola Superior de Educação de Santarém, do Instituto Politécnico de Santarém, no âmbito da licenciatura em Educação Social, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico, encontra-se a desenvolver um projeto de intervenção comunitária, o Partilha+, sendo este uma iniciativa de alunas finalistas, Dora Filipe e Helena Rosa.

O Partilha+, que engloba duas ações, “Conversas com Mães e Pais” e “Crianças: todas diferentes, todas iguais!” é umprojeto direcionado às famílias com filhos/as (crianças  e  adolescentes). Tem como objetivo promover a parentalidade positiva, proporcionando sessões temáticas às famílias, onde pais e mães podem partilhar entre si e com especialistas da área os seus receios ou angústias, relativamente ao exercício da parentalidade. Em simultâneo, às sessões de partilha entre pais e mães, existirão atividades com as crianças/adolescentes, que incidirão sobre a mesma temática, sempre com o objetivo de promover a comunicação familiar.

A primeira sessão aconteceu no dia 2 de abril, intitulada “Birras, teimosias e outras tropelias”. A conversa entre pais e mãesdecorreu num ambiente descontraído, onde se partilharam experiências e estratégias. As atividades com as crianças, desenvolvidas na Ludoteca Mariana Viegas (espaço da ESES) foram de grande animação, sendo que no final todos saíram muito satisfeitos com um novo instrumento construído pelas crianças para mediar as birras, o Pote da Calma.

Neste momento encontram-se agendadas duas sessões, “Matemática em Família” no dia 16 de abril e “Internet, videojogos e televisão: sim ou não?” no dia 30 de abril.

A participação nas sessões é gratuita, mas carece de inscrição. Mais informações através da página de Facebook do Partilha+: www.facebook.com/partilhaeses

.