Menos é mais

Sempre que começo a escrever um texto para esta coluna deparo-me com uma página branca imensa. Não por falta de assunto, mas porque existe muita coisa para falar sobre design. Desta vez, penso que é importante dar algumas dicas a estudantes e curiosos, e falar de forma genérica sobre aquilo que pode ser usado para definir um design de qualidade. O arquiteto Mies van der Rohe popularizou a expressão “Less is more” (Menos é mais) em 1947, que seria usada naquela altura para caraterizar o minimalismo no design e na arquitetura.
Quando usamos esta expressão no contexto do design significa que a simplicidade acrescenta valor, acrescenta qualidade. O meu professor Aurelindo Ceia dizia que se não sabemos porque é que adicionamos um elemento a um trabalho significa que não devemos adicioná-lo.
Muitas vezes, principalmente estudantes, curiosos e principiantes, caem na tentação de fazer criações gráficas onde se vai adicionando um pouco de tudo. Os programas informáticos não ajudam porque simplificam o acesso a recursos que não devem ser usados apenas porque sim. Mais um tipo de letra aqui, mais um clipart acolá, mais uma sombra neste texto, mais um efeito nesta imagem.
Este caminho, apesar de ser tão legítimo como qualquer outro, está longe do que deve ser o design profissional. Quando cozinhamos não é boa ideia deitar ingredientes apenas porque sim, correndo o risco de usar ingredientes que não se harmonizam minimamente entre si. Quando falamos de design o processo é exatamente o mesmo.
Há uma caraterística muito simples, quase impercetível, que nos ajuda a perceber quando estamos perante uma peça de design de excelência — a intemporalidade.
À medida que o tempo passa, os padrões estéticos alteram-se, e as peças que foram feitas ontem começam a parecer… do passado. Por outro lado, há coisas que se mantêm frescas, novas, atuais. Na grande maioria dos casos, é esta intemporalidade que permite perceber o valor de um objeto, gráfico ou tridimensional. E a simplicidade é a melhor forma de lá chegar. Fica a dica 😉

Tiago Marques – Designer e Empresário

.