Morreu o “Pequeno Comandante”. Funeral marcado

Gabriel Francisco Leonor Duarte, fundador, vice-presidente da Associação 20 km de Almeirim e director da prova de atletismo 20 Km de Almeirim, morreu hoje vitima de doença prolongada. O funeral realiza-se esta sexta-feira, dia 6 de maio. O corpo chegará durante a tarde a Almeirim.

Até ao funeral, a bandeira na Câmara Municipal de Almeirim estará a meia haste.

Gabriel Duarte, conhecido também por “Barril” nasceu a a 29 de janeiro de 1952.

Foi vereador da CDU durante 12 anos, com os pelouros do desporto e da educação, durante nos mandatos de Alfredo Bento Calado. Foi vereador sem pelouros, na oposição, nos dois primeiros mandatos de Sousa Gomes. O também funcionário das Finanças foi ainda colega do capitão Salgueiro Maia na Escola Prática de Cavalaria em Santarém.

A Direção do clube diz que perdeu o “Comandante, um homem bom, de princípios, um verdadeiro AMIGO de todos nós. O Gabriel foi um ser especial, que marcou as nossas vidas pela sua honestidade, persistência, integridade “coração de ouro”. O seu espirito sempre entusiasta e empreendedor vai certamente permanecer connosco. O seu exemplo de coragem, dedicação e amizade a causas constituem uma lição para os nossos técnicos, atletas, dirigentes e associados”.

Pedro Ribeiro recorda Gabriel Duarte como um amigo e “um homem bom, de convicções, sempre disponível para ajudar e participar em todo aquilo que fosse útil para a nossa terra”. O Presidente da Câmara tinha falado pelo telefone há umas semanas e revela que “a força que ele demostrava não fazia prever este desfecho”. O autarca termina a nota publicada nas redes sociais dizendo que “Almeirim perde um dos seus cidadãos mais ilustres. O desporto e a associação que fundou, os 20kms de Almeirim, hoje o clube mais eclético do concelho, perdem um dirigente de referencia. A vida nesta matéria é muito injusta”.

Mário Machado, um das maiores referências do atletismo português, já disse que “foi um choque receber esta triste notícia… Todos perdemos com o sua ida… A Spiridon perdeu um grande amigo, a quem muito deve, não só pela implantação dos “20 kms de Almeirim” como pela realização de duas edições da MARATONA Revista SPIRIDON.

(em atualização)

.