Juntas de Freguesia prontas para receber Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa está a pensar aceitar um desafio formulado pela Associação Nacional de Freguesias para visitar as 3092 freguesias de Portugal. O único entrave parece ser o timing, já que para o ano se disputam as eleições autárquicas e a presença do Presidente da República pode tornar-se num tema sensível.
A ideia é muito bem acolhida pelos presidentes de Junta do concelho de Almeirim, segundo o nosso jornal apurou. Benfica do Ribatejo e Raposa, duas das mais pequenas freguesias, ficaram radiantes com esta possibilidade. Cândida Lopes diz mesmo que precisa de tempo para pensar como gostaria de receber o Presidente mas que “ficava muito contente”. Já Cristina Casimiro, da Junta de Freguesia da Raposa, é pronta e decidida a responder e a dizer que para a Raposa seria muito importante e que “poderiam já preparar uma grande festa com ranchos ou fados”.

Esta iniciativa pretende também dar força ao tema da descentralização, uma das prioridades do Plano Nacional de Reformas e que pode contar assim com Marcelo Rebelo de Sousa como uma das suas “forças motrizes”. António Costa pretende alterar o método de eleição das CCDR’s e das Áreas Metropolitanas, necessitando, no entanto, do apoio do PSD, o que pode ser motivado pelo Presidente da República.
Este ano comemoram-se os 40 anos das eleições autárquicas, efeméride que levou assim a Associação Nacional de Freguesias a formular o convite a Marcelo Rebelo de Sousa, que a aceitar, marcará então presença nas 3092 freguesias de Portugal.

.