Escolas do 1º ciclo de Almeirim ensinam alunos a programar (c/vídeo)


A Direção Geral de Educação lançou no final do ano letivo 2014/15 o desafio às escolas para no presente ano iniciarem um projeto-piloto no âmbito da programação para crianças do 1.º ciclo.

O Agrupamento de escolas de Almeirim, desde o primeiro momento, considerou o projeto muito aliciante e avançou aderindo à iniciativa, a qual era de âmbito facultativo. Assim, após a formação inicial dos professores envolvidos, partiu-se para o desenho e implementação do projeto. Desde setembro que duas turmas têm, semanalmente, na componente de oferta curricular do agrupamento aulas de programação. Através da realização de exercícios nos programas: Kodu, ScratchJr e Minecraft os aprendentes põem em prática não só conhecimentos de âmbito computacional, mas também de outras disciplinas, numa articulação efetiva de saberes e experiências. O interesse e motivação dos alunos têm superado as expetativas, sendo evidente o contributo deste trabalho para o desenvolvimento de competências noutras áreas ou no âmbito pessoal, nomeadamente ao nível da autonomia, da partilha, da interação e entreajuda, assim como no desenvolvimento do autoconceito.

Face aos resultados é intenção do AE Almeirim, no próximo ano letivo, estender o projeto a mais turmas e também iniciar atividades ao nível da Robótica Educativa. O trabalho desenvolvido tem contado com a parceria da Câmara Municipal de Almeirim, ao nível da gestão e manutenção dos equipamentos e com a qual também contamos para o projeto da Robótica Educativa.

.