Almeirinenses no Olímpico Jovem

Numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém, realizou-se em Abrantes no seu Estádio Municipal a 34ª edição do Torneio Olimpico Jovem Nacional, onde estiveram presentes as selecções das diferentes Associações regionais e ainda uma seleção do Macau.

A selecção de Santarém conseguiu um brilhante 4º lugar colectivo a pouco mais de 60 pontos de um lugar do pódio.  Dos 648 atletas presentes na maior festa do atletismo juvenil – Olímpico Jovem Nacional – 8 são de Almeirim. Esta é uma competição disputada por atletas iniciados e juvenis em representação das 20 selecções regionais de atletismo do país. Os atletas de Almeirim da Associação 20 km de Almeirim obtiveram mais um conjunto positivo de resultados.

Para Almeirim vieram tal como em 2015, 2 medalhas – uma de prata e uma de bronze.
O atleta Rafael Ferreira alcançou um novo recorde pessoal no salto em altura com 1,88 m que lhe valeu a prata na competição. O atleta registou a mesma marca que o vencedor. O Rafael competiu ainda nos 100m (7º classificado), alcançando igualmente um novo recorde pessoal de 11,19 segundos. Ambas as marcas permitem ao atleta juntar-se ao lote de atletas de Almeirim que irão estar em Viseu nos Nacionais de Júniores.

atletas-almeirim-regional-olimpico
A outra medalha que veio para o medalheiro Almeirinense foi alcançada pela atleta Sofia Gonçalves na competição de lançamento do dardo. Para alcançar o bronze a Sofia lançou o engenho de 500 gr a 32.10 m. Lembramos que a atleta nesta mesma competição em 2015, tinha sido 4ª a poucos centímetros do pódio. A atleta competiu também no lançamento do peso, alcançando um novo recorde pessoal de 10,28 m o que lhe valeu um 6º lugar. A atleta viria ainda a fazer parte da equipa dos 4 x 80 m com a sua colega de equipa, Tatiana Gonçalves. A estafeta feminina de Santarém gastou 42,97 segundos o que lhes valeu a 6ª posição entre as 21 equipas (uma vez que a equipa do Desporto Escolar também conta para as classificações individuais).

atletas-almeirim-regional-olimpico.2
Em juvenis no lançamento do martelo feminino esteve a Ana Carolina Santos que ficou à beira do pódio com um 4º lugar, com a marca de 32,66 m. Já no lançamento do peso, a atleta foi 13ª com 9,69 m.
No lançamento do martelo masculino o atleta juvenil Rui Sá ficou-se pelo 8º lugar, após um concurso onde cada atleta tinha direito a 4 ensaios e o atleta entrou com 3 ensaios nulos, a pressão do 4º ensaio valeu-lhe apenas o registo de 34,94 m. Lembramos que o atleta já tem um recorde pessoal nesta disciplina na casa dos 44 m. Já no lançamento do peso este mesmo atleta foi 8º com 12,73m.
No lançamento do peso para iniciados competiu o atleta que também representa a Associação 20 km de Almeirim, Gonçalo Muidine. O Gonçalo lançou o engenho de 4 kg a 13,72 m o que o deixou a 26 cm do pódio – 4º lugar. O atleta fez parte da equipa dos 4 x 80 m em que o Artur André (A20KM) também alinhou, registando no final desta competição 40,41 segundos – 9º lugar. O Artur André participou ainda no salto em altura classificando-se em 10º com 1,53 m.
Nos 3000 m masculinos esteve o atleta Filipe Paixão. O Filipe obteve um novo recorde pessoal de 9.58.78 que deu para ficar em 15º lugar.
O Almeirinense tinha adiantado em notícia anterior a convocatória desta selecção com 9 atletas de Almeirim. No entanto, por motivos de saúde a atleta Beatriz Gameiro e o seu treinador Daniel Leandro, decidiram abdicar da sua participação como prevenção para evitar agravar a sua condição. No momento de fecho desta edição, segundo o que o Almeirinense apurou a atleta já encontra bem de saúde.
Para fechar, fica a nota que esta competição marca a estreia do técnico do clube João Fulgêncio como membro da equipa técnica que acompanhou os atletas ao longo das 2 jornadas de competição. O treinador foi convidado a assumir ainda a preparação dos atletas das equipas de estafeta.

.