CAJ Raposa com 13 atletas no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo

A prova mais emblemática da época de escolas de ciclismo é o Encontro Nacional, e este ano juntou em Almeirim pela primeira vez mais de seiscentos atletas dos 4 aos 14 anos de todo o país.
Como o CAJ Raposa se dedica apenas à formação de crianças e jovens nas várias vertentes do ciclismo, deu a escolher a cada atleta a vertente que pretendia participar (estrada ou BTT), em detrimento de uma possível luta pelos lugares de pódio coletivo. Três foram para BTT e 10 para Estrada.

Em BTT, no escalão de infantis, Ana Fernandes (vencedora em 2015 no escalão de iniciados em estrada) terminou em 6º a apenas 2 segundos do pódio, enquanto Maria Santos ficou em 10º de 31 atletas femininas. O juvenil Rui Tapada atacou cedo e lutou até à exaustão pelo pódio, mas nos metros finais os adversários foram mais fortes, tendo obtido o 8º posto entre 87 rapazes.

Na estrada, Bernardo Duarte e Martim Varela fizeram destrezas perfeitas, obtendo o 10º e 17º lugares entre os 29 atletas masculinos. No escalão de iniciados João Anunciação depois de uma destreza imaculada, na prova de linha mostrou a sua raça conseguindo o 10º posto entre os 29 que alinharam. Em infantis, Duarte Rufino pedalou fortíssimo, tendo na prova de linha cortado a meta em 3º, mas mesmo com uma destreza limpa, ficou em 10º a 3 segundos do pódio entre os 59 rapazes. Nas raparigas, Beatriz Duarte teve problemas mecânicos antes da partida que condicionaram a sua corrida, tendo ficado em 6ª a poucos segundos do pódio. Madalena Castelo, descolou do pelotão nos últimos metros, mas mesmo assim obteve o 3º posto. Quem não descolou foi Laura Cardoso e graças a uma destreza perfeita, garantiu-lhe o 1º lugar entre as 18 atletas presentes. No escalão de juvenis, João Cortiço conseguiu o 23º lugar entre 84 rapazes enquanto Marta Simões voltou a repetir o lugar de 2015, que foi o 4º entre as 10 raparigas presentes. Os excelentes resultados dos nossos atletas refletiram-se a nível coletivo, ficando o CAJ Raposa apenas 1 ponto do pódio, terminando em 6º, sendo que é importante frisar que das equipas com todos os escalões (13) o CAJ Raposa é a única equipa que compete em ambas as vertentes ao longo do ano.

.