Calor intenso e risco de incêndio nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou esta sexta feira, um alerta de calor intenso e de risco elevado de fogos florestais para os próximos dias.

Nas regiões do interior Centro Sul as temperaturas vão atingir os 40.o centígrados. O vento vai soprar a mais de 45 Km/h durante a manhã e a partir do final da tarde. As temperaturas altas e a permanência dos ventos criam condições favoráveis à ocorrência e propagação de fogos florestais.

A ANPC apela a que sejam cumpridas algumas medidas de prevenção em espaços florestais, como a não realização de queimadas, fogueiras recreativas ou para confeção de alimentos; não fumar em zonas de floresta ou em vias circundantes. Aconselham também a evitar o lançamento de fogos de artifício.

Especificamente para os trabalhos agrícolas a ANPC aconselha a manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação; ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto do sítio da internet do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

.