António Costa espera que redução do IVA gere emprego

Vinte anos depois da visita de António Guterres a Almeirim, esta sexta-feira, um Primeiro Ministro em funções voltou à cidade e para assinalar a descida do IVA na restauração, setor fundamentar na economia local, disse na cerimónia António Costa, onde comeu sopa de pedra e foi entronizado pela Confraria Gastronómica.

O Primeiro Ministro, o Ministro da Economia e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) almoçaram em Almeirim para assinalar a descida do IVA, de 23 para 13% na restauração.
No discurso, António Costa aproveitou para criticar a direita pela subida que foi feita: “Nós corrigimos uma medida que foi errada, errada do ponto de vista económico. Nos últimos anos, neste setor, perdemos quatro mil empresas, houve uma redução de 750 milhões de euros do volume de negócios e perda de 20 mil empregos na restauração”.
António Costa, no Restaurante O Toucinho e depois de percorrer a pé e cumprimentar os empresários, desde a Praça de Toiros até ao almoço, deixou ainda “uma palavra de agradecimento pela capacidade de resistência por aguentar esta tormenta. Os empresários merecem ver condições para ter contas mais equilibradas para investir e, principalmente, criar emprego”.
Pedro Ribeiro agradeceu tão ilustre evento: “Para o concelho de Almeirim é uma medida que, seguramente, vale bem mais de um milhão de euros e que, estou certo, vai contribuir para a nossa economia local, através de mais emprego e mais investimento”.
O convite foi feito há vários meses e “a escolha é uma honra para o concelho, além de que servirá como forma de divulgação da nossa gastronomia, através das reportagens das inúmeras televisões, rádios e jornais”, destacou ainda o autarca.
Nesta cerimónia, António Costa foi, ainda, distinguido com o grau de Confrade Honorário da Confraria Gastronómica de Almeirim.

 

https://www.almeirinense.com/2016/07/01/antonio-costa-em-almeirim/

.