Pedro Bento pedala no Nepal para ajudar o próximo

Este ano Pedro Bento vai participar no Yak attack no Nepal, uma prova que é composta por 10 etapas e que tem o ponto alto a passagem aos 5410 metros de altitude.

Se conseguir passar aos 5400m, o atleta de Almeirim será o primeiro Português a fazê-lo em bicicleta e “por isso gostaria de partilhar esse feito com os almeirinenses e tornar esse momento algo que pudesse de alguma forma ajudar os mais necessitados. Sendo que para isso irei precisar de todo o apoio e ajuda possível”.

Tendo em conta esta linha de pensamento este ano decidiu juntar-me a uma organização humanitária de seu nome «Associação Obrigado».

A Associação Obrigado Portugal é uma associação de solidariedade e sem fins lucrativos. Essa solidariedade visa o apoio de populações carenciadas em Portugal e no resto do mundo, nomeadamente crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Esta associação tem também concretizado vários projetos no Nepal e está neste momento em curso o Projeto Our Dream Village

O objetivo deste projeto passa pela construção de 222 casas, 1 escola e 1 hospital em Tatopani, distrito de Sindhpalchowk, Nepal. Esta região foi muito afetada pelo terramoto, de 25 de Abril, onde muitos dos seus habitantes ficaram desalojados. Do total de 1181 pessoas que ficaram sem casa, cerca de 350 moram no Campo Esperança em Katmandu.

Para além da construção das casas, é necessário desenvolver soluções para responder ao problema dos acessos, agricultura, fornecimento de água e providenciar fontes de rendimento para as populações no futuro.

Numa primeira fase, entre julho e dezembro de 2015, a Associação Obrigado Portugal participou no projeto através do trabalho de voluntariado

E é precisamente neste projeto que Pedra Bento está integrado e neste momento procura empresas e pessoas individuais que queiram fazer donativos para este projeto de forma a poder ajudar na construção de pelo menos uma casa. Para se ter uma ideia dos custos deste projeto o preço de uma casa ronda os 12 mil €. “Como é óbvio não procuro angariar este montante, mas tudo o que conseguir será entregue à associação Obrigado”, destaca Pedro Bento.

“Neste momento já tenho a parceria com algumas empresas que me vão ajudar quer com o apoio de serviços quer com apoio monetário”, acrescenta o atleta.
Está também uma página de crowdfunding em construção que será mais tarde divulgada nas redes sociais e no Almeirinense. Para que a página fique completa é necessário neste momento a angariação de produtos regionais, serviços, etc e que possam ser oferecidos a quem fizer uma doação na página.

Para quem quiser saber mais sobre o projecto pode procurar informações no seguinte site: www.ourdreamvillagenepal.org

Até ao momento são parceiros: Jornal O Almeirinense, Ribabike, Victory Endurance, OpticaVanessa, Peçasgas, Osteopata-Bruno Mendes, Tânia Capela Templum Corpus, Associação 20kms de Almeirim, Câmara de Almeirim, Secção de Trail de Almeirim e Secção de ciclismo de Almeirim

.