Agrupamento de Almeirim com bons resultados

Com a aproximação de mais um ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Almeirim (AEA) reitera a sua grande meta, “Formar para o Futuro”, querendo preparar todos os alunos do concelho, tanto de forma a continuarem estudos universitários como a ingressarem no mercado de trabalho.

As escolas do Ensino Básico, para além da oferta curricular regular, também oferecem atividades de complemento do currículo que passam por: Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Animação e Apoio à Família (CAAF), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e um número alargado de Clubes e Projetos que enriquecem a formação global dos alunos e permitem auxiliar as famílias na gestão dos horários. No desporto escolar o agrupamento de Almeirim tem em funcionamento nove grupos equipa, distribuídos por várias modalidades. Os resultados dos nossos alunos nos quadros competitivos foram excelentes, conquistando medalhas desportivas em todos os níveis de competição, nas várias modalidades em representação do agrupamento, tanto a nível distrital como nacional.
A Escola Secundária Marquesa de Alorna (ESMA) mantém, no presente ano, o funcionamento das quatro áreas de ensino regular (Humanidades, Ciências e Tecnologias, Socioeconómicas e Artes) e no âmbito do Ensino Profissional oferece os cursos de Profissional de Técnico de: Apoio à Gestão Desportiva, Gestão de Equipamentos Informáticos, Multimédia, Vendas, Turismo Ambiental e Rural e Animação Sócio Cultural.
Os encarregados de educação devem ter em conta que a procura de outras escolas fora do concelho, numa fase intermédia do percurso escolar dos alunos, pode apresentar os seguintes constrangimentos: dificuldade de adaptação a um novo contexto escolar; existência de solicitações e tentações que, longe da vista de familiares e/ou conhecidos, não são tão facilmente controláveis; menos tempo para estudo e descanso, se contabilizarmos o tempo das deslocações, o que conduz frequentemente a resultados que poderão não corresponder às expetativas iniciais.
A colocação de um estudante fora da sua área de residência implica sempre um acréscimo de despesas, nomeadamente em transporte e outros extras, salientando-se que a autarquia não subsidia transporte de alunos para fora de Almeirim. Os aspetos financeiros e outras questões ligadas ao acompanhamento próximo dos filhos são razões que devem ser ponderadas pelos encarregados de educação, na medida em que optar pela transferência ou aceitar sem questionar a escolha dos seus educandos, na grande maioria das vezes, não se tem revelado a melhor opção.
Almeirim apresenta, assim, uma boa oferta ao nível do Ensino Público, procurando em conjunto com os parceiros educativos, com destaque para a Câmara Municipal de Almeirim, trabalhar para a melhoria da qualidade de ensino e a satisfação de alunos e famílias.
Como é do conhecimento público, o Agrupamento de Escolas de Almeirim foi objeto de Avaliação Externa por parte da Inspeção- Geral da Educação e Ciência, tendo sido classificado como Bom nos 3 domínios em apreço (Resultados, Prestação do Serviço Educativo e Liderança e Gestão). Esta avaliação reflete o trabalho feito por todos os elementos da comunidade educativa, o resultado dos questionários de satisfação aplicados a alunos, encarregados de educação, a pessoal docente e não docente. Estes aspetos foram confirmados através das entrevistas nos diversos painéis, realizados nos vários dias da ação inspetiva. Importa destacar que os resultados escolares, tantas vezes postos em causa, foram considerados dentro do esperado para este tipo de Agrupamento. Salienta-se que este resultado é francamente melhor que os anteriormente obtidos nas ações da Avaliação Externa das Escolas, realizadas em 2010, quer à Escola Secundária Marquesa de Alorna, quer ao Agrupamento de Escolas de Febo Moniz.
No final de 2014/15, o AEA foi premiado e beneficiou de um crédito horário em virtude da melhoria dos resultados escolares no Ensino Secundário. Quando tanto se falou da ESMA pelos resultados obtidos neste grau de ensino em 2013/14, tivemos a retribuição do esforço acrescido de todos os docentes e discentes que no ano letivo 2014/15, em virtude de um plano de ação implementado, conseguiram melhorar significativamente as avaliações obtidas em várias disciplinas de exame. As horas atribuídas foram aplicadas e direcionadas no presente ano letivo para áreas de formação em que se detetou maior necessidade de reforço pedagógico. Na sequência deste esforço continuado, o presente ano letivo ainda superou os resultados obtidos anteriormente. Recorda-se ainda que há um percurso a realizar, mas a consolidação desse trabalho já começou a evidenciar-se com maior repercussão no ano letivo 2015/16.
O Diretor José Carreira congratula todos os intervenientes envolvidos nesta ação de melhoria que culminou nos resultados recentemente alcançados, tanto ao nível da Avaliação Externa do Agrupamento como nos resultados obtidos nas provas e exames nacionais que não só foram, na globalidade, positivos como a maioria dos mesmos se encontram acima da média nacional.

.