Água da torneira atinge níveis de excelência no Ribatejo

A água da torneira atingiu um nível de excelência, segundo critérios internacionais, ao chegar aos 99% com boa qualidade, distribuída por todo o país, a garantia é dada pelo responsável da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

“Passamos de uma qualidade muito boa para uma situação de excelência, e atingimos pela primeira vez, em 2015, 99% de água segura, o que um critério considerado internacionalmente um nível de excelência”, disse à agência Lusa o diretor do Departamento da Qualidade da Água da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

Na área de intervenção da Águas do Ribatejo temos água de excelência nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas como atestam as análises efetuadas em laboratório certificado e que podem ser consultadas no site da AR www.aguasdoribatejo.com e nas páginas dos municípios integrantes.

A maioria dos boletins tem níveis de cumprimento muito perto dos 100% e as situações em que os parâmetros não foram cumpridos, foram de imediato corrigidas e não afetam a saúde dos consumidores.

“A grande maioria dos incumprimentos que, neste momento, estão a ser detetados na água não têm uma relação direta com a proteção da saúde humana, mas que funcionam como um alerta para que sejam tomadas as medidas adequadas e evitar que a situação piore”, explicou o responsável da ERSAR numa entrevista à Agência Lusa.

Luís Simas referiu que os incumprimentos, “referem-se a parâmetros obrigatórios que [acontecem] pontualmente, por características das origens da água ou porque o tratamento não funcionou com a eficiência que deveria ter funcionado e, quando [são] detetados, a entidade gestora está obrigada a corrigi-los”.

No ano passado, foram realizadas cerca de 10 mil análises no universo da Águas do Ribatejo, cujos resultados foram monitorizados pela ERSAR e comunicados à Autoridade de Saúde e não se verificou nenhuma situação que pudesse suscitar alertas junto das populações.

Recordamos que a AR está a estimular o consumo da água da rede pública com a colocação de fontes nas suas unidades de atendimento e nos espaços públicos geridos pelos municípios que integram a empresa municipal. A campanha tem a colaboração da Quercus, Deco, APDA e Direção Geral de Saúde. O lema é “Beba Água de Confiança, com toda a Segurança” e destaca que a água da rede é mais saudável, mais económica e mais amiga do ambiente.

.