A primeira etapa de Pedro Bento no Nepal

Pedro Bento está a participar no Yak attack no Nepal, uma prova que é composta por dez etapas e que tem o ponto alto a passagem aos 5410 metros de altitude. O atleta almeirinense começou a prova e neste terceiro testemunho Pedro Bento relata a etapa:

A partida do primeiro atleta teve inicio às 9h45 locais e como a partida era feita com intervalos de 1 minuto entre atletas, tive a minha partida as 10h23. Fui o 13º a partir a contar do último atleta, que seria o vencedor das últimas edições e o grande favorito a vencer esta edição! Atrás de mim partiram todos os favoritos a vitória, seis nepaleses e seis profissionais pelo que a minha estratégia era tentar ser ultrapassado o mais tarde possível!!

O ambiente que antecedeu a partida era extraordinário com dezenas de habitantes locais a incentivarem os atletas!! A primeira e única subida tinha apenas 17km de distância sempre em estradas bastante rochosas pelo que tornava ainda mais difícil a progressão! O calor era imenso, mais de 30° C! Após apanhar alguns atletas que partiram a minha frente comecei também a ser ultrapassado pelos prós e alguns pareciam que tinham um motor na bike! Assim que se iniciou a descida, reparei que não tinha travão da frente pelo que a parte inicial não foi fácil! A descida tinha paisagens lindíssimas e armadilhas enormes, pedras soltas, motas e jipes de frente, buracos e precipícios que surgiam do nada, crianças a brincar e a saltarem para a frente das bikes, etc… Resultado: um nepalês evacuado para o hospital depois de chocar de frente com uma mota e vários atletas com quedas graves!

Resumo final: 30km em 2h10′! Fiz 9º no meu escalão. O escalão Open, onde estão todos os profissionais.
Amanhã serão 60km, a etapa mais dura de sempre de todas as edições… Vamos ver como corre!

Abraços

 

https://theyakattack.com/yakattack/

.