FabLab da Escola Superior de Educação com novo coordenador

Inaugurado a 18 de junho de 2013, o FabLab da ESE-IPSantarém tem, desde o passado dia 8 de Novembro, como novo coordenador o Eng. José Maurício Dias.

José Maurício Dias é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Ciências de Educação – Informática Educacional pela Universidade Católica e Doutor em Educação – Ensino a Distância e eLearning pela Universidade Aberta. É professor adjunto da Escola Superior de Educação de Santarém e coordenador do Centro de Informática do Instituto Politécnico de Santarém.

O espaço FabLab serve não só a academia do Instituto Politécnico de Santarém como também a comunidade. Neste âmbito destacamos a sua ligação às escolas da região que têm sido apoiadas pela Escola Superior de Educação de Santarém nos seus projetos de desenvolvimento com recurso ao desenho e produção de protótipos.

O Fablab coloca à disposição do utilizador um vasto conjunto de equipamentos de última geração: corte a laser, corte de vinil, fresa grande, fresa de precisão e impressora 3D. Foi a primeira instalação desta natureza na região e constitui-se como uma estrutura inovadora, capaz de tornar real as mais diversas áreas e ideias de negócio.

Na prática o FabLab da ESE-IPSantarém é um “laboratório de fabricação” com equipamentos, materiais e ferramentas que permitem a criação de protótipos a partir de um determinado desenho realizado em computador.

A ESE do IPSantarém afirma-se, assim, como um potencial agregador de competências científicas e técnicas, fazendo uso da tecnologia disponível para desafiar o espírito empreendedor e colocando-o ao serviço da região em que está inserida através do conhecimento, da criatividade e da inovação.

Poderá encontrar informação adicional sobre o FabLab em: https://w3.ese.ipsantarem.pt/fablab/

.