Mudança na Associação de Pais de Almeirim

Filipa Saraiva reúne equipa para a direção da APAEOA e preside a lista de candidatos à direção da Associação de Pais e Alunos do Ensino Oficial de Almeirim (APAEOA).

Numa entrevista a “O Almeirinense” falanos sobre as motivações que a levaram a fazer uma lista para se candidatar a este cargo. Poder dar algo de si à comunidade, foi o que levou Filipa Saraiva a candidatar-se à presidência da APAEOA. Reuniu a equipa que forma a lista, a partir de elementos que já faziam parte da associação de pais, com novos elementos que foram selecionados pelo seu interesse pela comunidade escolar de Almeirim e pela vontade de dar algo ao agrupamento. “O essencial desta equipa passa pela disponibilidade, predisposição e interesse em lutar pelas nossas escolas.”. Quanto às propostas de trabalho, propõe-se “dar continuidade às relações existentes com o Agrupamento de Escolas de Almeirim, com a Autarquia, com a CPCJ e todas as outras entidades parceiras da comunidade escolar. Pretendemos chegar mais perto dos pais das crianças que frequentam o nosso agrupamento e tentar ajudar nas necessidades/ dificuldades que tenham ou possam surgir.”

Filipa Saraiva identificou como problemas na escola, hoje em dia, o tempo que os alunos passam na escola. O aumento das cargas horárias e os programas educativos cada vez mais extensos fazem, segundo a candidata, com que “as crianças tenham cada vez menos tempo para ser crianças”. Afirma que os alunos devem-se sentir em família e ser mais participativos na escola, e que essa atitude deverá ser incentivada pelos pais; “os professores estão lá para os ensinar mas também para os ajudar quando têm dificuldades e devem sentir que podem falar com eles. Se os pais se mostrarem mais interessados, participativos para com a escola, os filhos seguirão o seu exemplo.” Quanto ao apoio dado pela Autarquia às escolas, Filipa Saraiva elogia o executivo de Almeirim pelas intervenções feitas nas escolas do concelho, referindo mesmo casos específicos como os refeitórios da escola do Moinho de Vento e da escola de Benfica do Ribatejo. Assinala também outras iniciativas por parte da Câmara Municipal, como o Prémio de Melhor Aluno Dr. António Cláudio, ou até na procura de soluções para a integração de todas as crianças na comunidade escolar. A candidata conclui, dizendo que o Agrupamento de Escolas de Almeirim tem todas as condições para ser um excelente agrupamento, desde que exista união de esforços, trabalho de equipa e o envolvimento de todos.

.