Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se no distrito

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se, anualmente, a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

No presente ano e por decisão das Plataformas Supra Concelhias do Médio e Leziria Tejo, irá comemorar com a envolvência de todos os stake holders que atuam no território,  o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 2 de dezembro.

A organização optou por realizar este Evento num dia útil para possibilitar a participação dos alunos do ensino regular, especial e dos clientes das várias instituições com respostas socias na área  da deficiência nas diversas atividades a que nos propusemos realizar em parceria.

O Dia será assinalado em três momentos distintos e adaptadas a todos, permitindo assim a integração de crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, com o lema Todos temos um Dom!

Na parte da manhã um momento desportivo, que terá lugar em Rio Maior no Centro de Alto Rendimento e contará com a realização de algumas atividades desportivas. Serão envolvidos clientes das várias instituições com resposta social na área da deficiência e jovens dos agrupamentos de escolas do concelho de Rio Maior.

A parte da tarde um momento lúdico, que terá lugar no Centro de Negócios em Ourém e contará com a realização de algumas atividades lúdicas, onde serão envolvidos clientes das várias instituições com resposta social na área da deficiência e jovens dos agrupamentos de escolas do concelho de Ourém.

À noite terá lugar um momento de espetáculo com a peça “A GAVETA”, cujo elenco é constituído por clientes de várias instituições com resposta social na área da deficiência do distrito de Santarém. Este espetáculo, que decorrerá no Teatro Virgínia, em Torres Novas às 21:30.

.