Escola Superior de Educação assinala o Dia da Escola com o Encontro Educação e Desenvolvimento

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém comemora, este ano, o Dia da Escola com o Encontro Educação e Desenvolvimento: do Compromisso Local à Cidadania Global, no próximo dia 5 de dezembro, no Auditório 1.

O programa de comemoração do Dia da Escola, inicia-se com a Sessão de Abertura, onde estarão presentes Jorge Justino (Presidente do Instituto Politécnico de Santarém), Nuno Bordalo Pacheco (Diretor da Escola Superior de Educação de Santarém), Inês Barroso (Câmara Municipal de Santarém), Madalena Teixeira (Conselho Científico), Cristina Novo ( Conselho Pedagógico), Rosa Oliveira (Assembleia da Escola) e Gonçalo Costa (Associação de Estudantes).

Seguem-se 2 conferências, às 11h 30m Educação para o Desenvolvimento: derrubando muros – a estratégia nacional de educação para o desenvolvimento  –  La Salete Coelho (ESE Viana do Castelo) e às 12h 30m Educação para o Desenvolvimento. O papel da escola na educação para promoção de cidadania  & desenvolvimento , João Formosinho (Universidade do Minho)

No período da tarde estão previstas as seguintes atividades: às 14h 30m  Conferência: Referencial Educação para o Desenvolvimento, Maria José Neves (Direção Geral de Educação), seguindo-se às 15h 30m uma Mostra de Materiais e às 16h 30m, 4 painéis paralelos/workshops: Estratégias de educação para o desenvolvimento – Ana da Silva e Elisabete Linhares (ESE-IPSantarém ), António Gomes (ESA-IPSantarém) ; Género e cidadania na prática educativa – Maria João Cardona, Marta Uva e  Teresa Cláudia Tavares (ESE-IPSantarém); Educar para o desenvolvimento em articulação com os parceiros locais – Francisco Silva ,Cristina Novo (ESE-IPSantarém), Maria José Casaca (SCMS), Maria António Lourenço (CMS) e Margarida da Franca (AE-Alexandre Herculano); Voluntariado para uma Cidadania ativa – Isabel Piscalho, Teresa Cavalheiro, Leonor Teixeira (ESE-IPSantarém) e Mafalda Monteiro (SCMS).

Pelas 18h abrir-se-á o Debate, que dará depois lugar às 18h 30m à  Missão do Instituto Politécnico de Santarém , Missão da Escola Superior de Educação – Assinatura da Carta de Compromisso para o Desenvolvimento pelas entidades signatárias.

O Encerramento está marcado para as 19h. Haverá ainda espaço para um momento musical com a atuação do Coro do IPSantarém.

Este Encontro pretende alcançar os seguintes objetivos:

  • Estabelecer um compromisso local no âmbito da educação para o desenvolvimento (com instituições locais e parceiras na missão socioeducativa da ESE-IPSantarém);
  • Debater conceitos e práticas de educação para o desenvolvimento e para a cidadania;
  • Divulgar projetos de educação para o desenvolvimento;
  • Planear novas ações numa dinâmica «local-global-local».

Estão a decorrer , online, as inscrições (gratuitas)  e toda a informação pode ser encontrada na página do Encontro em:
https://w3.ese.ipsantarem.pt/edglocal/

 

.