Desfibrilhador torna Piscinas de Almeirim mais seguras

As Piscinas Municipais de Almeirim passam a estar mais seguras com a colocação de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) e uma Mala de Oxigénio, para ajuda ao socorro a eventuais situações de emergência. A colocação do dispositivo nasce de uma parceria entre o Município de Almeirim e a BÚZIOS – Associação de Nadadores Salvadores de Coruche, entidade responsável pelo dispositivo de segurança das piscinas.

Recorde-se que existem na Europa em média aproximadamente entre 350.000 a 700.000 ataques cardíacos por ano e que a taxa de sobrevivência é muito baixa (5% a 10%). Assim a realização de Suporte Básico de Vida (SBV) duplica ou triplica a probabilidade de êxito, mas se associarmos a este a aplicação de um DAE num tempo máximo de 3 a 5 minutos, a probabilidade de sobrevivência passa para 49% a 75%.

Além disso, o DAE e a mala de oxigénio são também fundamentais nos casos de afogamento, pois nestes casos um resgate rápido em menos de 20 segundos, associado a um início rápido do SBV (menos de 3 minutos) e uma rápida aplicação de um DAE, produz probabilidades de sobrevivência superiores a 90%.

Este programa de DAE é licenciado pelo INEM e estes meios serão operados pelos nadadores salvadores da BÚZIOS, garantindo-se sempre a presença de um destes nas instalações.”

.