Águas do Ribatejo promovem visitas a estudantes no Dia Mundial da Água

A Águas do Ribatejo continua a reforçar a sua responsabilidade social e ambiental. No Dia Mundial da Água que se comemora esta quarta-feira, 22 de março, a empresa abre as portas aos alunos das escolas para dar a conhecer os processos de tratamento de água e das águas residuais.

Os estudantes, professores e assistentes operacionais participam também em ações de sensibilização para o bom uso da água, vantagens do consumo da água da torneira e boas práticas para melhorar o tratamento das águas residuais.

Em Torres Novas, os alunos da Escola Secundária Maria Lamas visitam a nova ETAR no âmbito dos projetos de educação ambiental que decorrem no Agrupamento de Escolas. Uma oportunidade para conhecer o moderno sistema de tratamento de “esgotos” que está a contribuir para reduzir a carga poluente na Bacia do Almonda.

As campanhas de sensibilização/educação ambiental promovidas pela Águas do Ribatejo, em parceria com a Quercus, Deco, municípios e escolas, já chegaram a mais de 15 mil famílias através das ações nas escolas, universidades e instituições públicas.

A AR está a implementar medidas para reduzir a pegada ambiental, reduzindo os consumos de energia e de água e reduzindo o volume de resíduos que necessitam de tratamento e reciclagem.

Segundo o Presidente do Concelho de Administração, Francisco Oliveira, os novos equipamentos são adquiridos considerando os níveis de consumo de água e energia, está a ser estimulado o consumo da água da torneira. Neste momento estão instaladas 100 fontes de água ligadas à rede nos espaços públicos dos sete concelhos.

“É uma solução mais saudável, mais económica e mais amiga do ambiente”, realça Francisco Oliveira após ter bebido um copo de água retirada de uma fonte colocada na Unidade de Atendimento da AR em Salvaterra de Magos. A AR e os municípios substituíram a água engarrafada por jarros com água da torneira nas mesas das reuniões e cerimónias públicas.

.