Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância

A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), há alguns anos atrás, lançou uma campanha de âmbito nacional, no sentido de dedicar o mês da abril à prevenção dos maus tratos na infância.

Desde logo a CPCJ de Almeirim aderiu a este projeto e tem vindo a dinamizar algumas iniciativas , no sentido de informar e sensibilizar a comunidade para esta realidade problemática.

Por isso, este ano, lançou uma iniciativa, que pretende envolver todo o comércio e serviços este ano, apenas, à freguesia de Almeirim, solicitando-lhes que afixem, em local visível (por ex: no exterior das instalações de um laço azul, cor escolhida pelo projeto e associada a esta iniciativa.

O laço que a CPCJ propõe poderá ser executado em qualquer tipo de material à sua escolha bem como a dimensão que deixa, igualmente, à sua consideração. Depois pede que o coloque em local visível  durante todo o mês da Abril.

“Agradecemos a sua adesão a esta causa de tão grande importância para o futuro de todas as crianças e da sociedade, sociedade que todos nós [responsáveis] somos chamados a construir…”, diz a comissão.

Atividades deste ano:

-Contacto com o comércio e serviços, da freguesia de Almeirim e situados geograficamente no centro da cidade, solicitando a sua participação através da afixação de um laço de cor azul, em local visível durante todo o mês de Abril.
– Contacto com todos os estabelecimentos de educação pré- escolar, públicos e privados do concelho, a fim de receberem por um dia, uma estrutura amovível com um laço, no sentido de que todas as crianças possam colocar uma pequena fita azul, devendo esta vir de casa, como forma de permitir que todos os pais tenham conhecimento da iniciativa.
-Realização de uma caminhada, “veste-te de azul” – 22 de Abril partindo em simultâneo de Almeirim e Fazendas de Almeirim, para um ponto de convergência e finalizando-se em conjunto até o parque das “laranjeiras” onde existirá um pequeno espaço de animação.

Pretende-se fundamentalmente a sensibilização da comunidade para uma causa de tão grande importância para o futuro das crianças e da sociedade, sociedade esta que todos nós somos chamados a construir de forma responsável.

.