“Os médicos não se reformam”

O Rotary Club de Almeirim homenageou, no dia 24 de março, o médico António Chambel como Profissional do Ano. A Sessão Solene teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal seguindo-se um jantar em honra do médico, no Salão de Inverno do Moinho de Vento. A cerimónia contou com a presença de amigos e familiares.

Durante a sessão solene, o homenageado fez questão de lembrar a importância do Serviço Nacional de Saúde e apelou aos companheiros de profissão mais jovens que não esqueçam a componente humana da sua profissão.

No Jantar de Homenagem que se seguiu, houve ainda a oportunidade para alguns momentos musicais a cargo da Tuna da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (antiga Faculdade do Campo de Santana, como nunca deixa de se referir o homenageado àquela que foi a sua antiga Faculdade) e para mais alguns testemunhos da relevância do profissional e do Homem, como se lhe referiram os seus pares de profissão e muitos dos seus pacientes e respetivos familiares.
Em declarações a “O Almeirinense”, António Chambel confessa que não pensa na reforma porque “Os médicos não se reformam”, mas que gostaria de ter um pouco mais de tempo para a família pois “é uma profissão que rouba muito tempo”. Confessa que no plano profissional pouco lhe resta fazer, “É melhorar esta casa que abri, a Clínica Médica António Chambel”.

António Chambel é um médico de reconhecido mérito do concelho de Almeirim. Para além das qualidades profissionais, foram realçadas, através de vários testemunhos, as qualidades humanas do médico. António Chambel, natural de Abrantes, começou a exercer medicina em Almeirim após o internato geral no Hospital de Santarém. Começou por dar consultas no Centro de Saúde de Almeirim e na Chamusca, entre 1981 e 1988. Em 1985, abriu a Clínica Médica Dr. António Chambel, em Almeirim. Por gostar “do contacto direto com os pacientes sem ter de estar a olhar para o relógio”, passou a exercer medicina apenas no sector privado. Há cerca de 20 anos mudou a sua clínica para o Edifício D’Inverno, em frente à Biblioteca Municipal, onde se tem mantido desde então. Abriu a sua clínica a outras especialidades, tendo neste momento Cardiologia, Medicina Geral e Familiar, Obstetrícia e Ginecologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia. No decorrer da homenagem, o União de Almeirim, na pessoa de Agostinho Tomé Fernandes, aproveitou a deixa e também entregou o Diploma de Condecoração ao médico António Chambel.

 

André Azevedo

.