Veterinário de Almeirim e colegas de profissão oferecem 14,4 toneladas de ração em Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos

O veterinário Rui Fortunato, da Clínica Veterinária Campos de Almeirim, juntamente com dois veterinários do Ribatejo e um grupo de produtores ofereceram 14,4 toneladas de alimentos compostos para animais, nomeadamente ração para aves, pequenos ruminantes e suínos, vítimas dos incêndios na zona de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos.

A ideia partiu de Marco Soares, que tem raízes na região afetada, contando com colegas de profissão e produtores do Ribatejo nesta causa. O objetivo era entregar ração diretamente a quem dela precisava e podia fazer boa utilização.

A entrega foi efetuada no dia 28 de julho, ao coordenador dos serviços sociais da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Bruno Batista, que irá distribuir pelas famílias já referenciadas. Bruno Batista, coordenador executor do plano de apoio às necessidades da população agradeceu o gesto:  “Obrigado! É uma grande ajuda. Nem imaginam o quanto as pessoas nos pedem isto”.

O grupo de ajuda sentiu “tão claramente que vamos ajudar numa necessidade identificada”. Relatam ainda que as situações estão bem identificadas e que lhes parece que quem faz a gestão “vai gerir este recurso que lhe entregámos”. Tanto o coordenador como os voluntários fazem diariamente, de segunda-feira a domingo, desde a tragédia, duas voltas por dia por diferentes percursos de aldeias do concelho a distribuir bens.

O grupo informou ainda os voluntários de quanto cada espécie necessita por dia para alimentação. Assim foi aconselhado: 120 g dia por frango/galinha (1 saco 30 kg/mês para 8), 0.5 Kg dia por cabra / ovelha (1 saco 30 kg mês / 2 ovelhas) 1 kg/dia/porco (1 saco/mês/porco).

.