Os meus pensamentos acerca do desporto para crianças e jovens

Gostaria de partilhar alguns dos meus pensamentos acerca do desporto para crianças e jovens. O trabalho que nós, treinadores, desenvolvemos com crianças e jovens é de uma importância tal que pode influenciar as suas vidas de variadíssimas formas, de tal modo que, por vezes, essas influências podem ser mais fortes do que aquelas conseguidas pelos próprios pais.

Ao longo do meu percurso profissional como treinador, já trabalhei com diferentes níveis de atletas, desde crianças a jovens, até atletas profissionais e representantes da nossa Seleção Nacional de BTT. Uma das conclusões a que cheguei, foi o de existirem vários fatores comuns entre os diferentes atletas, independentemente da idade ou do nível de prática, de entre os quais destaco: o ambiente positivo de treino.
O treinador, ao criar um ambiente positivo de treino, está a dar início ao que de bom a atividade desportiva pode proporcionar às crianças e jovens. Falando com praticantes mais velhos ou de alta competição, todos eles referem a paixão que sentem pela modalidade. Normalmente, este sentimento começa a desenvolver-se no início da prática desportiva. Posto isto, podemos concluir que, quanto mais positivo for o ambiente que o treinador de jovens criar, maiores são as possibilidades dessas crianças conseguirem alcançar níveis mais elevados de rendimento ou então manterem-se ligadas à modalidade e à atividade desportiva durante mais tempo.

Para que isso aconteça, é necessário que o treinador faça com que os jovens se sintam aceites, que demonstrem que se preocupam com elas, que são importantes para a equipa e para quem as rodeia. Para conseguir esta faceta positiva, o treinador deve promover a alegria com que a prática da modalidade é realizada. Ao fazer isto, o treinador está a contribuir fortemente para a construção da paixão pela modalidade.

É de salientar, também, que nem todas as componentes da prática da modalidade proporcionam alegria, mas cabe ao treinador saber aproveitar todas as oportunidades para manter a alegria e a motivação dos jovens atletas, sendo essa a componente que os fará continuar ligadas ao desporto, dia após dia.

 

Pedro Bento – Atleta e Professor

.