Manuais escolares do 1º ciclo são gratuitos. Saiba onde pode levantar

No atual ano letivo de 2017/2018, todos os alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico das escolas públicas têm direito a manuais escolares gratuitos. Os pais dos alunos apenas se tem de deslocar à escola para os levantar.

No Agrupamento de Escolas de Almeirim o local para o levantamento dos manuais escolares decorre na Escola Básica 2,3 Febo Moniz. Já no Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim o local para o proceder ao levantamento dos livros é efetuado nos serviços de administração escolar, na Escola Básica 2,3 de Fazendas de Almeirim.

As livros de atividades não estão incluídos nesta medida, mas no caso do Agrupamento de Escolas de Almeirim os alunos mais carenciados vão ter a possibilidade de reutilizar os livros utilizados pelos colegas no ano passado. Os alunos subsidiados do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Fazendas de Almeirim já se encontram a levantar os livros na bolsa de manuais.

Em troca desta oferta do governo, os encarregados de educação têm de assinar um termo de responsabilidade onde se comprometeram a devolver os livros no final do ano letivo para poderem ser usados por outras crianças no ano seguinte. E caso os livros não cheguem em bom estado, terão de os pagar.

Recorde-se que doze milhões de euros é o valor que o governo irá investir no ano letivo de 2017/2018 para fazer chegar manuais escolares gratuitos a quase 400 mil alunos que frequentem o 1.º ciclo do ensino básico. O grande objetivo é reduzir para metade o insucesso escolar no ensino básico, de 10% para 5%. A medida insere-se no plano nacional de combate ao insucesso escolar.

.