D. José Traquina é o novo bispo de Santarém

D. José Traquina foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo de Santarém, sucedendo a D. Manuel Pelino, que renunciou por motivos de idade, anunciou este sábado, 7 de outubro, a Santa Sé. O novo bispo de Santarém era até agora auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

A entrada solene de D. José Traquina na Diocese de Santarém vai decorrer no dia 26 de novembro de 2017, pelas 16h, na Igreja de Santa Clara.

No dia da sua nomeação para bispo diocesano, D. José Traquina enviou uma mensagem dirigida à Diocese de Santarém onde agradece ao seu antecessor pelo “testemunho e a dedicação”, e saudou os sacerdotes e diáconos, de quem espera “a melhor vontade” para juntos trilharem “caminhos de fidelidade vocacional”.

D. José Augusto Traquina Maria, de 63 anos, foi ordenado padre a 30 de junho de 1985. O Papa Francisco nomeou-o, a 17 de abril de 2014, bispo auxiliar de Lisboa, e ordenado bispo a 1 de junho desse mesmo ano, numa celebração presidida pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente.

A Diocese de Santarém tem uma superfície de 320 mil quilómetros quadrados, que não coincide com os limites do distrito civil; numa população de cerca de 300 mil pessoas, há mais de 230 mil católicos, distribuídos por 112 comunidades paroquiais.

.