Dois homens residentes no concelho de Almeirim foram detidos por posse ilegal de arma, posse de arma proibida e introdução fraudulenta no consumo qualificada na passada terça-feira, 30 de janeiro, numa mega operação da Unidade de Ação Fiscal da GNR nos distritos de Santarém, Leiria, Setúbal e Beja.
Os dois suspeitos dedicavam-se à produção e comercialização de forma ilícita de bebidas licorosas, que depois distribuíam e vendiam em diversos restaurantes e cafés, furtando-se do pagamento do respetivo imposto sobre as bebidas. Nas buscas realizadas por esta unidade da GNR os homens foram detetados na posse de duas armas de fogo ilegais e proibidas.
Nesta operação que envolveu diversos distritos as autoridades fizeram 11 buscas, oito domiciliárias e três delas em armazéns e anexos, onde foram apreendidos cerca 9 mil litros de bebidas alcoólicas, equipamentos e objetos diversos utilizados na sua produção e acondicionamento, no valor presumível de 93 mil euros. Para além das bebidas alcoólicas, os militares apreenderam uma viatura, 12 mil euros em dinheiro, duas armas, 40 munições e ainda oito telemóveis.
A Unidade de Ação Fiscal da GNR estima que, desde o início da investigação, o valor da fraude, em sede de impostos indiretos (IVA e Imposto Especial Sobre o Consumo de Bebidas Alcoólicas), resultante da atividade delituosa detetada, ascenda a mais de 300 mil euros.
No final da mega operação da GNR foram constituídos arguidas nove pessoas, por fraude fiscal e introdução fraudulenta no consumo de bebidas alcoólicas. Os dois homens residentes no concelho de Almeirim estão entre os arguidos mas foram detidos, em flagrante delito, por posse ilegal de arma e por posse de arma proibida.