Águas do Ribatejo sensibilizam consumidores no Dia Mundial da Água

Neste Dia Mundial da Água, a ÁGUAS DO RIBATEJO reforça o alerta às populações e às entidades públicas e privadas para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

A empresa municipal tem em curso uma campanha para o uso eficiente da água, combate ao desperdício e redução de perdas de água que envolve parceiros como o Ministério do Ambiente, DECO, DGS, QUERCUS e APDA. O cenário de seca extrema vivido vai continuar e irá acentuar-se com a subida das temperaturas prevista para os próximos meses.

Pese embora os investimentos realizados pela AR nos últimos oito anos (120 milhões de euros) no sentido de garantir reservas para 48 horas na maioria dos sistemas e um tratamento seguro e eficiente das águas residuais domésticas, o elevado consumo e a proliferação de captações de água para regas e outros fins podem comprometer o abastecimento nos períodos de seca extrema.

As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

A AR garante que a água da rede pública que abastece os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas é submetida a um controlo de qualidade permanente e rigoroso, desempenhado por laboratórios acreditados para o efeito, e segundo os pressupostos de um Programa de Controlo de Qualidade da Águas (PCQA) aprovado e supervisionado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pela Autoridade de Saúde.

O PCQA implementado pela Águas do Ribatejo contempla anualmente a realização de mais de 8500 análises à água distribuída em todas a área de gestão da empresa.  Para além destas análises realizadas em laboratório externo certificado, a AR faz a monitorização diária da qualidade da água.

Nenhum outro produto de consumo humano é controlado com a periodicidade, rigor e responsabilidade como a água da rede pública.

Os resultados obtidos, e que podem ser consultados no sítio www.aguasdoribatejo.com , permitem afirmar que a água distribuída pela rede pública de abastecimento nos sete municípios que integram a AR é de boa qualidade e mineralmente equilibrada.

Não é por acaso que algumas das principais marcas de água engarrafada têm captações junto das nossas. Estamos sempre ao seu lado, 365 dias por ano e 24h00 por dia. Porque os consumidores são a razão de existirmos.

Juntos, Estamos a Construir o Futuro!

.