Prof. Jorge Rio Cardoso delicia comunidade escolar com palestras

A Associação de Pais de Fazendas de Almeirim promoveu duas sessões de esclarecimento direcionadas aos alunos e à comunidade educativa, no dia 9 de maio. A primeira intervenção sob o tema “Como me tornar num aluno de sucesso: técnicas e métodos de estudo” (na Escola Básica 2º e 3º ciclos de Fazendas de Almeirim) e a segunda, à noite, (no Centro Cultural das Fazendas) e o tema foi “Vamos conversar sobre… que escola construir para dar resposta ao aluno de hoje?”.

Luis Ferreira, Presidente da Associação de Pais, diz-se “extremamente orgulhosos com o que se passou hoje em Fazendas de Almeirim, toda
a comunidade escolar do concelho se envolveu no tema “Sucesso Escolar”. Na sessão dirigida aos alunos, num dia em que não existem aulas de tarde, conseguir mobilizar os alunos a marcar presença da forma que o fizeram, fruto da excelente organização do agrupamento, quer da parte da direção, dos docentes e encarregados de educação e depois ter um orador com discurso claro e motivador foi fácil manter os alunos atentos e participativos.”

Depois na palestra da noite dirigida a toda a comunidade, “foi gratificante para nós ver uma plateia praticamente preenchida, com elementos a representar todos os intervenientes da nossa comunidade escolar local e vizinha e no final ouvir os elogios que ouvimos, só nos incentiva a
continuar, mas também nos responsabiliza em futuras iniciativas”.

O Presidente da Associação de Pais sublinha ainda que esta iniciativa “foi um sucesso, porque de facto temos um grupo forte na APAEFA, e
escolhemos um excelente orador, o Prof. Jorge Rio Cardoso é um conhecedor destas temáticas, uma moderadora, Dra. Vânia Silva uma estudiosa deste tema e depois um público atento e participativo e quando assim é, tudo se torna mais fácil.”

As sessões forma orientadas pelo Prof. Jorge Rio Cardoso, que é autor das seguintes obras: “Do Secundário à Universidade com Sucesso, Bora Lá?”, “Este Ano Vais Ser o Melhor Aluno! ‘Bora Lá?”, ” Pais à Beira de um Ataque de Nervos”, “O Professor do Futuro” e “O Método Ser Bom Aluno – Bora Lá?

Jorge Rio Cardoso é licenciado em Economia e mestre em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Nova de Lisboa. Concluiu o doutoramento em Ciências Sociais na Universidade de Aveiro. É articulista em jornais de referência como o Expresso e o Jornal de Negócios. Desenvolveu a carreira de economista no Banco de Portugal (desde 1985) e, em simultâneo, a carreira docente, primeiro na Universidade Nova de Lisboa e depois no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (na Universidade Técnica de Lisboa), onde lecciona.

Luís Ferreira (Presidente da APAEFA)

.