Bombeiros Voluntários de Almeirim recebem nova ambulância do INEM

Os Bombeiros Voluntários de Almeirim vão assinar na próxima semana, um protocolo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para a aquisição de uma nova ambulância de emergência médica. 

Os Bombeiros de Almeirim, que são Posto de Emergência Médica/INEM (PEM) desde 2009, recebem assim uma nova viatura dotada de equipamento mais moderno que vai substituir a anterior que leva já mais de 20 mil serviços de emergência no concelho de Almeirim e na Região.

A aquisição desta nova ambulância surge num novo modelo de financiamento das ambulâncias do INEM que constituem posto de emergência. O Instituto paga uma verba de 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro de cada uma das ambulâncias. E a partir do primeiro ano de vida vai igualmente subsidiar as despesas de manutenção, reparações e seguro.

Esta renovação da frota é marcada por uma nova forma de comprar ambulâncias. Em vez de ser o INEM a comprá-las, as viaturas são adquiridas diretamente pelas corporações de bombeiros.

Em 2017, o INEM procedeu já à assinatura de 40 protocolos com corpos de bombeiros para a aquisição de outras tantas ambulâncias de socorro, substituindo as ambulâncias mais antigas. O INEM investe assim mais de dois milhões de euros na frota PEM, subsidiando a 100% a aquisição destas ambulâncias e respetivo equipamento.

O plano do INEM para a renovação da frota de ambulâncias dos PEM prevê ainda que se proceda à substituição de 75 ambulâncias em cada ano, entre 2018 e 2021, altura em que esta se encontrará totalmente renovada.

.