No âmbito do Plano de Contingência do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES), foi entendido levar a efeito várias medidas de minimização do risco de contacto social e suspenderam-se as consultas dos grupos de risco e vulneráveis, que têm espaço próprio de agendamento, com exceção das consideradas como imprescindíveis.
Aumentou-se a resposta à doença aguda e reforçou-se a resposta online. Evitou-se a acumulação de utentes em sala de espera. Entretanto, entendeu-se por oportuno reajustar estas orientações e retomar de forma cautelosa a atividade programada.
Assim, a partir de 4 de maio, são reorganizados alguns dos serviços de prestação de cuidados de saúde, através das várias unidades funcionais deste ACES, no sentido de se conseguir aumentar a resposta presencial e
retomar parte significativa da atividade programada.
A atividade presencial, seja para as consultas de doença aguda, seja a destinada aos utentes inseridos em programas de saúde, como os de vigilância, Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, entre outras retomam o seu caminho e passam a ser realizadas. Os tempos entre consultas presenciais são duplicados de forma a minimizar-se os contatos, pelo que os utentes devem deslocar-se às unidades o mais próximo possível da hora em que a sua consulta médica, ato ou consulta de enfermagem estiver marcado.
Sempre que isso não seja exigido, pelo estado clínico ou dificuldade de mobilidade, o utente não se deve fazer acompanhar.
Esta reorganização não invalida que se continue a disponibilizar o contacto telefónico e se mantenha a possibilidade de renovação eletrónica do receituário destinado aos doentes crónicos.
Últimas:
“Mãe”é o novo disco da almeirinense Cristina Branco
PME criadas há menos de 10 anos podem financiar a 100% projetos digitais e sustentáveis
Inaugurada a Casa da Cultura em Fazendas
Casa da Cultura entregue hoje
Transporte flexível: Ao serviço desde dia 18
“O mais gratificante é ver como estes prémios se tornaram uma referência”
Diversidade de pensamento
A JMJ
Francisco e a Juventude
Festas
Corridas em 2023 geram 70 mil euros para obra social
Sílvia Botelho lidera Associação Sénior de Almeirim
Martim, a nova coqueluche da canoagem
Casa dos Patudos recebe 1ª Gala das Memórias da Família Relvas
Obras cortam trânsito na estrada entre Almeirim e Fazendas de Almeirim
Daniel Bragança confiante para Liga Europa
Alzheimer Portugal assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer
Marta Carvalho conquista camisola da juventude na Volta a Portugal
‘Sobre a jornadofobia’, por João Bastos
