Crematório

O Crematório Municipal de Almeirim foi inaugurado no passado dia 1 de junho de 2020. O elevado investimento que foi feito pelo Município de Almeirim para a construção do Crematório e a parceria (pública/pública) que foi celebrada
com a Junta de Freguesia de Almeirim para a sua exploração, têm-se revelado como opções certas! Apesar de, inicialmente, terem existido algumas vozes discordantes, tanto pela localização do crematório, como pelo receio das emissões de fumos e cheiros, o decurso do tempo tem vindo a provar, que todos esses receios eram infundados.

A construção de um crematório obriga ao cumprimento de uma série de normas legais, sendo uma delas, a sua localização. Em cumprimento da legislação em vigor, o Crematório de Almeirim localiza-se no cemitério da cidade, porquanto a sua construção não seria possível noutro local! Também o forno crematório tem que cumprir apertadas regras legais e ambientais.

O forno existente no Crematório de Almeirim é um forno de última geração, o qual não liberta quaisquer fumos nem cheiros e o ruido que emite é muito residual e praticamente impercetível.

“O Crematório Municipal de Almeirim é um investimento que se tem revelado como certo e necessário para Almeirim e para a região (…)”

Desde a sua entrada em funcionamento, o Crematório de Almeirim já realizou cerca de 400 cremações,
tendo-se revelado de extrema importância em tempos de pandemia! Só neste último mês de fevereiro,
que foi duríssimo para todos nós, realizou cerca de 90 cremações!

O Crematório Municipal de Almeirim é um investimento que se tem revelado como certo e necessário para
Almeirim e para a região e, tal como o próprio Cemitério de Almeirim, não causa constrangimentos na vida
da cidade, nem na vida dos seus habitantes.

Teresa Aranha
PS Almeirim

Artigo de opinião publicado na edição impressa de 1 de março de 2021

.