Horários de abertura e de fecho da segunda fase do desconfinamento

O Diário da República divulgou o decreto lei 6/2021 Artigo 18º referente aos horários que os estabelecimentos devem cumprir  devido à pandemia causada pela Covid-19.

Os estabelecimentos do concelho de Almeirim que não tenham sido encerrados ao abrigo no Decro nº 3-a/2021, de 14 de janeiro, podem abrir ao público antes das 10h, assim como salões de cabeleireiro, barbeiros, institutos de beleza, restaurantes e similiares, cafetarias, casas de chás e afins e também instalações desportivas.

O mesmo Decreto salienta que as atividades de comércio não alimentar e prestação de serviços em estabelecimentos em funcionamento devem encerrar às 21h da noite durante a semana e às 13h da tarde aos fins-de-semana e feriados. Sobre as atividades de comércio alimentar devem encerrar às 21h da noite durante a semana e às 19 horas da tarde aos fins-de-semana e feriados.

Os restaurantes e similares fecham às 22h da noite durante a semana e às 13h da tarde nos sábados, domingos e também feriados. Também os restaurantes que estão integrados em estabelecimentos turísticos ou em estabelecimentos de alojamento local devem cumprir os horários referentes a restaurantes e famílias, mas de acordo com o Decreto, “fora daqueles períodos, ser possível a entrega nos quartos dos hóspedes (room service) ou o consumo fora do estabelecimento através de entrega ao domicílio”. Também vai ser possível a disponibilização de refeições ou produtos embalados à porta do estabelecimento ou por take-away.

Os edifícios como museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos, devem encerrar às 22h30 da noite durante os dias úteis e encerrar às 13h da tarde durante o fim-de-semana e feriados. Os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar 24 horas por dia estão autorizados a reabrir a partir das 08h da manhã.

.