Marcha sem público mas com os melhores em Almeirim

Almeirim acolheu os Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada 20 km, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação de Atletismo de Santarém, com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim. Na prova participaram apenas 45 atletas e devido à pandemia não foi permitida a presença de público.

João Vieira, do Sporting Clube de Portugal (SCP), venceu pela 9.ª vez consecutiva esta competição, carimbando o seu 60.º título nacional, com o tempo de 1h26m35s, numa prova que liderou desde o seu início. Em segundo lugar, classificou-se Manuel Marques, do Atlético Clube da Póvoa de Varzim, com o tempo de 1h34m14s. Fechou o pódio Ruben Santos, também do SCP, sendo o primeiro classificado Sub-23, com a marca de 1h37m57s.

Do lado feminino, o desenrolar da competição não foi diferente, com Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão (COP), a renovar o título de campeã nacional, em 1h35m46s, numa prova que dominou desde a partida, aumentando a distância em relação ao segundo grupo – liderado pela colombiana Arabelly Orjuela e no qual seguiam também a Sub-23 Maria Bernardo, do COP, Carolina Costa, do SCP, Inês Mendes e Inês Henriques, ambas do Clube de Natação de Rio Maior –, a cada quilómetro que completava.

Arabelly Orjuela e Maria Bernardo descolaram-se na reta final do grupo, levando a atleta do COP a melhor sobre a colombiana, terminando na segunda posição – primeira Sub-23 – em 1h36m30s, marca de qualificação para os Campeonatos da Europa de Equipas. Fechou o pódio nacional Carolina Costa (1h37m25s), quarta classificada na geral.

.