Lucros públicos

Recordo que a AR – Águas do Ribatejo, EM, S.A. é a empresa intermunicipal responsável pela exploração e gestão dos sistemas de distribuição de água e de saneamento de águas residuais no nosso Concelho, sendo Almeirim um dos maiores acionistas e o Presidente Pedro Ribeiro o Presidente da Mesa da Assembleia.

A Entidade Reguladora (ERSAR) dos serviços de abastecimento público de água permite consultar o encargo mensal por município com a prestação dos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos, tendo em conta um consumo mensal de 10m3/ mês. Como se qualifica o Município de Almeirim vs. Lisboa?

“Será que a empresa intermunicipal está em grave situação financeira e tem de cobrar mais aos seus clientes (…)?”

Contrariamente ao que seria expetável, um consumidor de Almeirim paga mais 3,5% por mês do que um consumidor de Lisboa. Porque se passa isto? Fará sentido sabendo que a maioria da água de Lisboa é captada a grande distância do concelho? E sabendo que o nível de vida é superior ao de Almeirim?

Será que a empresa intermunicipal está em grave situação financeira e tem de cobrar mais aos seus clientes,
ou seja, aos residentes no concelho de Almeirim? Se observarmos as suas contas de 2020 também não há evidências de sobre-endividamento tendo, inclusive, a dívida aos bancos diminuído 5% face a 2019.

Os lucros da Águas do Ribatejo, que foram de 1,7 milhões de euros em 2018, passaram para 2,7 milhões de euros em 2020, ou seja, houve um grande aumento de 61% de 2018 para 2020. Afinal o objetivo de uma empresa intermunicipal é gerar muitos lucros e cobrar caro aos seus munícipes (e com a qualidade que se sabe)? Que prioridades são estas?

João Lopes
PSD Almeirim

Artigo de opinião publicado na edição impressa de 1 de setembro de 2021