“Em Almeirim, temos mais procura que oferta de casas”

Gonçalo Capeto é consultor imobiliário na Imóveis Mais. Em entrevista ao Jornal O Almeirinense, Gonçalo analisa o setor no concelho e fala-nos das expectativas para o futuro.

Gonçalo, como está o mercado imobiliário no concelho e na região?
Os mais recentes dados relativos ao mercado imobiliário no concelho indicam que o nosso concelho e a nossa região está em crescimento e tem muita procura .

A crise pós-pandemia está ultrapassada?
Estamos em fase de estabilização de mercados mas, na nossa área, cada trimestre que passa têm-se batido records, tanto na venda, como nos montantes de crédito concedidos pela banca.

Há casas para vender em Almeirim?
Em Almeirim, temos mais procura que oferta de casas, algo que nos preocupa mas também nos desafia todos os dias.

Portugal continua a ser atrativo para os investidores, nomeadamente estrangeiros?

O investimento estrangeiro é um mercado deveras interessante. Penso que não está tão intenso como em anos anteriores, mas continua com procura, o que nos obriga a sermos mais exigentes profissionalmente. O perfil dos compradores mudou com a pandemia? Sim, a pandemia mudou um pouco o perfil do comprador, sem dúvida.

É expectável que os preços das casas continuem a subir, mesmo que de forma mais lenta?
Acredito que o mercado vai continuar em alta mais uns bons anos, sim.

Tem havido, de facto, uma aposta na construção nova em Portugal?
A nível geral, tem havido construção moderna, sim, mas no concelho de Almeirim parece-me que precisamos de ter investimento na construção moderna de prédios. Estamos numa época em que que não se arrisca a fazer apartamentos modernizados e opta-se por construir moradias. Não nos podemos esquecer que estamos à beira de ter, na nossa região, uma grande multinacional que, pelo que se ouve, vai empregar muitas pessoas, e devia haver mais oferta imobiliária.

Os bancos continuam disponíveis para emprestar, mesmo em tempos de crise pandémica. Seria expectável que assim fosse?

O negócio das entidades bancárias é mesmo esse, vender dinheiro e estão, neste momento, muito mais seletivos e rigorosos pois, como sabes, por regra geral, não emprestam o capital todo e quem quer avançar para a compra de um imóvel tem de ter alguma capacidade financeira.

Se os valores praticados no mercado de arrendamento baixarem, a procura irá aumentar, mesmo sabendo-se que os bancos estão disponíveis para financiar a aquisição de casa?

Claro que a procura aumenta , como te disse anteriormente, temos pouca oferta para a procura que temos, tanto para o mercado de venda, como para o mercado de arrendamento e, se o arrendamento que existe baixar, então teremos muito mais procura que a que temos hoje e, volto a referir, temos um grande empregador a instalar-se no nosso concelho e vai ser benéfico para todos.