Cabrita

Nunca nenhum Governo deste País conheceu um Ministro mais inepto, insensível, incompetente e arrogante que Eduardo Cabrita. 

Este senhor não conferiu qualquer dignidade ao lugar, ainda por cima, da tutela da proteção civil e das polícias que são essenciais à nossa vida em sociedade e não mereciam tamanha personagem. 

Cabrita foi nomeado por amizade (tinha sido secretário de estado de António Costa) para o cargo após um número de mortos acima de 100 nos incêndios de 2017. O seu ministério fez a proeza de adquirir 70 mil golas antifumo, que eram inflamáveis e, consequentemente, inúteis para o propósito a que se destinavam. Durante meses ignorou e tentou omitir a morte por asfixia lenta (tortura?) de Ihor Homeniuk, após agressões a pontapé e com bastão perpetrados pelos inspetores do SEF, organismo por si tutelado. Só muita pressão mediática permitiu que este caso não fosse abafado como quereria. 

Mas a cereja em cima do bolo foi a morte de um trabalhador por uma viatura oficial que transportava o Ministro e a sua falta de respeito pela vida humana. 

Tentou esconder a velocidade a que a sua viatura circulava, durante meses, e nunca mostrou o mínimo de humanidade para com o trabalhador, pai de 2 filhos menores, que morreu no cumprimento do seu trabalho, atingido a mais de 160 km/hora. No dia da sua demissão, teve o desplante de acusar o motorista de toda a responsabilidade, como se este não estivesse a cumprir as suas ordens. Uma saída digna do seu nível.