Hospital de Santarém implementa sistema de virtualização do posto de trabalho

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou um sistema de virtualização do posto de trabalho (VDI), que permitirá ao hospital executar num único servidor mais de um sistema virtual e vários sistemas operativos e aplicações. Esta tecnologia integra-se no âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020), com o projeto “Hospital Digital – MyHDS”.

O objetivo do sistema VDI é otimizar a acessibilidade, a integração dos setores e a centralização dos dados, além de viabilizar a uniformização de processos de negócio e a redução de custos.

O uso desta tecnologia permitirá que vários computadores virtuais utilizem os recursos partilhados pelos servidores. Além disso, facilitará a integração dos dados, pois, com tráfego individual e dados salvos em cada computador, as informações ficam acessíveis a qualquer posto de trabalho que esteja autorizado e ligado à rede informática.

A utilização do sistema VDI faz parte do processo de transformação digital que o HDS definiu como prioritário para os próximos anos, pois permite uma atuação mais consistente na gestão centralizada dos dados guardados pelos profissionais, otimiza os processos reduzindo os riscos de perda de dados se estivessem repartidos em vários computadores.