Qualidade de vida e ambiente 

Cada vez mais é necessário que as populações disponham de um conjunto de equipamentos – jardins, parques e zonas verdes – que permitam o seu usufruto lúdico e desportivo, que sejam espaços de refúgio perante a severidade do clima, ilhas de frescura e bem-estar, e que, ao mesmo tempo contribuam para a melhoria do clima e o combate ao aquecimento global. Em Almeirim tem-se vindo a melhorar os espaços existentes, a requalificá-los e também a criar novas zonas verdes em todas as freguesias do concelho.

Na sede do concelho, o Parque das Zona Norte é um espaço consolidado e emblemático de Almeirim, mas em permanente manutenção e renovação, é usado quotidianamente por muitos almeirinenses e um dos locais que atrai maior número de visitantes. Também o Circuito de Manutenção, que foi alvo recente de intervenções de melhoramento e conservação, é local de eleição para gente de todas as idades que o procuram.

Nas Fazendas de Almeirim a criação do Parque Urbano, uma certeza que já se encontra em processo de florestação, será, a médio prazo, espaço privilegiado para a ocupação dos tempos livres da população e de contacto com a natureza. Com os mesmos objetivos, Benfica do Ribatejo terá, futuramente, o seu parque, situado numa zona de grande centralidade para os habitantes de Benfica e Cortiçóis, com valências lúdicas e desportivas. A recente requalificação do Parque de Merendas da Raposa merece uma referência especial porque, situado na menos populosa freguesia do concelho, é hoje um equipamento único e um dos locais mais bonitos e aprazíveis do concelho. Quase sem exceção, sempre que se promove, inaugura ou requalifica um espaço destes, aparecem vozes a proclamar que já deveria ter sido feito há muito. Mas, neste campo, como em todos, é preferível mais devagar, seguro e com qualidade, que apressado e mal feito. Roma e Pavia não se fizeram num dia e estes são espaços a pensar nesta e nas futuras gerações.

Artigo de opinião de Gustavo Costa, PS Almeirim (publicado na edição de 1 de setembro)