Pedro Ribeiro satisfeito com estudos em Benavente e Santarém

Pedro Ribeiro, presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), disse à Lusa que existe unanimidade entre os autarcas desta sub-região quanto ao estudo de alternativas para a construção do novo aeroporto no seu território.

“A Comunidade fica muito contente que haja estudo de alternativas na Comunidade, quer seja Benavente [onde se situam os terrenos da designada opção Alcochete], quer Santarém. Esta é a nossa posição, que recolhe a unanimidade dos presentes”, disse Pedro César Ribeiro, escusando-se a fazer mais comentários.

Pedro Ribeiro, que preside igualmente à Câmara Municipal de Almeirim, confirmou que o grupo promotor do projeto para construção de um aeroporto no concelho de Santarém fez hoje uma apresentação ao Conselho da CIMLT, o qual integra os presidentes de câmara dos 11 municípios abrangidos.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, disse que a Comissão Técnica que irá levar a cabo a avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor mais, caso entenda.

O governante, que falava no final da reunião do Conselho de Ministros, adiantou ainda que vão ser estudadas localizações únicas e soluções duais.

Em causa, está a solução em que o aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.

Pedro Nuno Santos afirmou que a localização Santarém foi incluída nas cinco soluções que vão ser estudadas no âmbito da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto da região de Lisboa por ter “mérito suficiente”.

“Durante o processo em que se estava a trabalhar nesta metodologia surgiram informações sobre uma potencial localização que o Governo entendeu poder ter mérito suficiente para integrar a avaliação ambiental estratégica [AAE]”, referiu Pedro Nuno Santos quando questionado sobre o facto de a opção Santarém ter sido incluído entre as várias localizações que vão ser estudadas pela comissão técnica independente que vai efetuar a AAE.