Câmara transforma oficinas em habitação social

A Câmara Municipal de Almeirim comprou, por 300 mil euros, um pavilhão para transferir e concentrar as oficinas localizadas na Rua S. João Batista. O objetivo passa por ter uma série de edifícios livres para proceder à construção de habitações sociais.

A Câmara quer juntar no mesmo espaço vários serviços operacionais, para construir habitações a preços controlados. Para o efeito, a autarquia comprou um armazém, num investimento a rondar os 300 mil euros, na zona industrial, perto do estaleiro do município.

O armazém adquirido pela câmara vai, desta forma, albergar vários serviços, como oficinas, carpintaria, serralharia e serviços de eletricidade. Para a aquisição deste espaço, a câmara investiu 300 mil euros, dinheiro esse que advém de um empréstimo feito junto à Caixa Geral de Depósitos. De acordo com o que já veio a público, o empréstimo vai ser pago ao longo dos próximos 20 anos, com uma taxa de juro mínima assente nos 0,90%. Este pavilhão estava inativo há algum tempo e albergava uma antiga fábrica de lixívia.

Por sua vez, os edifícios onde as oficinas estão atualmente localizadas irão ficar livres e vão dar lugar a habitações direcionadas para pessoas carenciadas.

Para a concretização deste projeto, a autarquia pretende aproveitar os fundos do programa de recuperação e resiliência (PRR), ao qual vai apresentar uma candidatura.