Campanha de troca de Led’s com procura abaixo do esperado

A Câmara de Almeirim está a apoiar, até 31 de dezembro, a troca de lâmpadas tradicionais por LED, comparticipando em 50% o valor total, e vai reduzir, quase na totalidade, a iluminação de Natal. A campanha “Mude para Led” iniciou no passado dia 18 de outubro, mas a adesão está abaixo do esperado com apenas 26 inscrições até ao passado dia 7 de novembro.

A fraca adesão levou já Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, a incentivar novamente os cidadãos do concelho a aderir a uma campanha, que segundo o autarca faz “muito sentido” por se tratar de uma questão “incentivo económico e ambiental”.

“Acho que faz muito sentido esta campanha. Na prática pagamos até 50 por cento até uma compra de 100 euros. Deve dar para mudar cerca de 40 a 50 lâmpadas, dependendo do tipo de lâmpadas”, assinala.

A campanha “Mude para LED” está em curso nas lojas aderentes e permite a cada munícipe trocar as lâmpadas tradicionais – incandescentes, fluorescentes e economizadoras – por lâmpadas LED, mais económicas.

A medida visa apoiar as famílias a gastarem menos energia na iluminação das suas casas, lembrando o município que a troca de cinco lâmpadas tem impacto no consumo energético mensal.

O responsável destaca que para além do incentivo económico, nesta altura muito importante, é também um incentivo ambiental.

“Nós precisamos de consumir menos energia porque a energia não existe e está mais cara com tudo aquilo que se passa, como são as alterações climáticas. Em novembro como se diz na terra ‘ainda andamos de mangas de camisa’. Obviamente que à noite faz mais frio, mas há dias que são de primavera, que são tudo menos o tempo a que estamos habituados e isso deve-nos colocar a pensar”, acrescenta.

“Além da questão económica há também a questão ambiental e fica o incentivo para as pessoas”, conclui.

A autarquia está expectante para perceber como irá correr esta fase da campanha, que pode aumentar de volume financeiro da mesma se houver cada mais interessados.

O financiamento deste projeto é feito através da redução total da iluminação de Natal, que visa uma poupança energética da autarquia mas que pode ser retomada em 2023.