Associação dos Ucranianos em Portugal lança campanha de angariação de geradores

A Associação dos Ucranianos em Portugal lançou hoje uma campanha de angariação de geradores para enviar à população da Ucrânia, país fustigado pela guerra e onde os invernos atingem baixas temperaturas.

A decorrer desde dia 20 de dezembro, a campanha denominada “A união aquece-nos” pretende “angariar fundos para a aquisição de geradores domésticos”, para serem enviados para a Ucrânia e entregues a famílias, através da Caritas Ukraine, de Lviv, refere a associação em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, a campanha tem duas formas de apoio direto, a transferência de donativos em dinheiro para a conta bancária da associação (PT50 0033 0000 4525 2841 4840 5) e a doação direta de geradores.

Para a transferência de donativos para a conta bancária da Associação dos Ucranianos em Portugal é necessário especificar que a verba doada se destina a contribuir para a campanha “A União Aquece-nos” (referir “GERADORES”).

Os geradores doados poderão ser entregues nas várias subdelegações da associação: Lisboa, Abrantes, Braga, Caldas da Rainha, Lagos, Viseu, Águeda, Vila Nova de Gaia, Santiago de Cacém, Leiria, Santarém, Évora e Marinha Grande.

A associação pede ainda que os doadores façam previamente o agendamento pelo email: contab.associacao.ukr.portugal@gmail.com ou do telefone 963661056.

A associação refere que, devido à guerra, já foram destruídos “mais de 50% das centrais elétricas”.

A Ucrânia foi invadida pela Rússia no dia 24 de fevereiro de 2022 e, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, a invasão provocou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, dos quais 6,5 milhões em território ucraniano e 7,8 milhões de refugiados noutros países europeus.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.919 civis mortos identificando 2.737 homens, 1.842 mulheres, 216 meninos e 175 meninas entre os mortos.